Dicas e Matérias

JEJUM

26/10/2016 15:57

A ciência da saúde está em constante modificação, mas já sabemos, por exemplo, os benefícios da Dieta do Mediterrâneo e de uma dieta Low carb (baixo teor de carboidratos, principalmente refinados) na melhora da saúde, na perda de peso e na prevenção de doenças crônicas como diabetes e síndrome metabólica. E agora o jejum, o que as pesquisas tem mostrado. A frase de Platão, filósofo (428 a.C a 328 a.C) já dizia “Faço jejum para maior eficiência física  e mental “, mostrando que o jejum é praticado  a muitos anos intuitivamente ou por razões religiosas. Atualmente , estudos feitos pelo pesquisador Mark Mattson da universidade de Johns Hopkins ,mostraram que ratos submetidos à significativa restrição de alimentos eram capazes de encontrar comida deixada em um labirinto, mais rapidamente que os ratos alimentados. Isso sugere que   cérebro, sob estresse energético , poderia melhorar a sua função. Seu estudo comprovou ainda a existência de uma proteína chamada BDNF ( brain-derived neurotrophic fator),nos ratos submetidos a restrição calórica. Esta proteína está relacionada ao aumento da plasticidade cerebral, além de maior resistência ao dano neuronal e doenças que acometem o sistema nervoso central e diminuição de convulsões. Neste contexto, a restrição calórica poderia, também, aumentar a expectativa de vida. Em atletas, o treinamento em jejum ou a restrição de carboidratos, parece estimular adaptações fisiológicas musculares que podem, eventualmente , contribuir para  a melhora do desempenho. Estudos em humanos estão sendo feitos para identificar os possíveis benefícios do jejum ,por quanto tempo devo fazê-lo?, Existe algum dano ao organismo? , etc. E identificar para cada indivíduo o que é melhor para seu organismo ( individualidade bioquímica). Para isso procure um profissional nutricionista para orientá-lo .