Dicas e Matérias

Manteiga de azeite

17/05/2016 15:45

Manteiga de azeite

O azeite de oliva é riquíssimo em antioxidantes, como os compostos fenólicos e a vitamina E. Também é grande aliado no combate às doenças cardiovasculares, auxiliando na redução do colesterol LDL (mau) e por apresentar efeito hipotensor(baixar a pressão). Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Taí um bom motivo para a gente começar a fazer uso da manteiga de azeite, não é mesmo?!

Dá para fazer a manteiga de azeite , que é uma delícia, fácil e de rápido preparo.Vejam só...

Ingredientes:                 

1 xícara de azeite extra virgem (aquele com vidro escuro e acidez inferior a 0,5)

Ervas de sua preferência (alecrim, manjericão, sálvia, tomilho, estragão, orégano)

Sal rosa ou marinho a gosto    

Modo de preparo:

Separe as ervas que você irá usar e higienize muito bem. Em seguida, seque-as com um papel toalha e retire os talos, deixando só as folhinhas (você pode acrescentar alho e/ou pimenta do reino se gostar)…

 

Em seguida misture as ervas com o azeite e leve ao fogo baixo, até atingir 60º C. Nessa temperatura, o azeite vai extrair das ervas o seu melhor sabor. Caso você não tenha um termômetro culinário, não se preocupe! Coloque seu dedo mínimo no azeite e quando ele estiver bem morno, já está no ponto. Esse processo é bem rápido, leva no máximo 1 minuto, por isso fique de olho....

Retire o azeite do fogo e deixe descansar por 1 hora, em seguida coloque tudo no liquidificador, acrescente sal a gosto e bata bem por 3 minutos…

Se você tiver um chinoir (tipo uma peneira culinária bem fininha) coe o azeite. Caso não tenha, utilize um pano de prato limpo e coe seu azeite nele…

Coloque num recipiente com tampa (pode ser um vidro de maioneses, por exemplo) e leve ao congelador por 4 horas, em seguida conserve na geladeira…

Poderá passar nas torradas , tapiocas , etc.....